As divisórias de ambientes são a solução para dividir cômodos e espaços, sejam eles residenciais ou corporativos. Atualmente, a maioria dos projetos arquitetônicos costumam ser desenhados com o conceito aberto, ou seja, sem paredes dividindo os espaços. Embora esse estilo de construção tenha vários benefícios, como a integração e a luminosidade, há também os pontos negativos, como a perda de privacidade e uma menor demarcação de cada cômodo.
Pensando nisso, te apresentamos abaixo algumas opções de divisórias de ambientes que você pode utilizar e dividir os cômodos de forma criativa.
Divisórias de ambientes residenciais
Recentemente temos observado um grande aumento de casas e apartamentos com os ambientes totalmente integrados, sem paredes dividindo os cômodos. Além disso, houve também a popularização dos studios, ambientes pequenos e compactos que são ideais para estudantes.
Dessa forma, nada melhor que usar a criatividade para dividir esses ambientes, utilizando materiais, designs e cores que refletem o seu estilo. Confira abaixo algumas opções:
Divisórias de madeira
As divisorias de madeira são uma ótima opção para o seu ambiente e feitas sob medida, com texturas e cores diversas e em diferentes formatos. Você pode, por exemplo, fazer um painel ripado vazado para dividir o ambiente e ainda assim ter uma certa integração entre eles. Ou, caso prefira, é possível fazer um painel chapado para delimitar ainda mais os espaços.
Divisórias de vidro
As divisorias de vidro proporcionam como benefício principal a luminosidade e uma divisão mais discreta dos espaços. Elas proporcionam um ambiente mais leve e moderno, mas acabam tendo como ponto negativo uma menor privacidade. Caso opte por elas, é possível também abusar da criatividade aplicando adesivos e dando um ar mais pessoal à divisória.
Divisórias em drywall
As divisórias em drywall são uma das opções com melhor custo benefício no mercado, já que custam bem menos que paredes em alvenaria e costumam dar um efeito visual muito semelhante. Entre suas vantagens, está a possibilidade de “criar” outros ambientes na sua casa ou apartamento, como uma sala de home office ou até mesmo um closet. Ao mesmo tempo, caso a divisórias em drywall não esteja mais satisfazendo as duas necessidades, é possível removê-la sem preocupações com a estrutura.
Divisórias em cobogó
Os cobogós são blocos vazados e que dividem ambientes de forma criativa. A fabricação consiste, geralmente, em cerâmicas ou cimento e podem resultar nos mais variados formatos, tamanhos e cores. Além disso, as divisórias em cobogós permitem uma troca de luminosidade e ventilação entre os cômodos.
Objetos e decorações para divisão de espaços
Por fim, além das divisórias tradicionais citadas acima, uma opção bastante comum e criativa é utilizar objetos para dividir os cômodos da sua casa ou do seu apartamento, como, por exemplo:
-
- Balcão americano
- Cortinas
- Estantes com decorações ou objetos
- Biombos
- Ripas verticais
- Armários
- Sofá
Divisórias de ambientes corporativos e escritórios
Além das opções acima que podem ser adaptadas para os ambientes corporativos, há também as divisórias para escritórios voltadas para atender esse público. Confira abaixo algumas opções:
Divisórias piso teto
A divisória piso teto é uma das melhores opções para os ambientes corporativos. Além de trazer um ar profissional ao seu escritório, você pode optar por modelos acústicos, que bloqueiam as ondas sonoras entre os setores e proporcionam uma melhor privacidade. Entre os materiais geralmente usados para sua fabricação, destacam-se a madeira, o vidro ou até ambos no mesmo produto (divisórias meio aquário).
Divisórias baixas
As divisórias baixas tem como principal objetivo setorizar as mesas dos funcionários e departamentos, substituindo por muitas vezes os biombos. É uma opção mais refinada e com um design mais elegante, e ideal para ambientes em que a acústica não é uma prioridade ou necessidade.
Divisórias retráteis
As divisórias retráteis são ideais para escritórios dinâmicos. Em suma, elas possuem um trilho, geralmente fixado no teto ou na laje, que proporciona o seu fechamento e abertura, ou seja, é possível expandir e integrar os ambientes de forma fácil. Caso haja uma palestra ou uma festa na sua empresa, por exemplo, é possível “guardar” os blocos da divisória e transformar duas salas em apenas uma.